level

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Começando uma obra: o que fazer?

 - Terreno

Revisão do terreno:

Tamanho

Desnível

Nivelamento / aterramento

Localização

Tipo de solo

Altura do nível em relação a rua


- Projeto

Parte elétrica: localização e quantidade de tomadas, interruptores, lâmpadas, tomadas 110 e 220, localização de ar condicionado, entre outros.

Parte hidráulica: Canos, localização na parede e no chão, posição de chuveiros, vaso sanitário, pias, lavanderia e outros. Também considera-se o escoamento da água, esgoto e outros.

Estética: Parte visual do imóveis com detalhes e formas arquitetônicas.

Planta baixa: divisão do espaço, cômodos, medidas e outros

Térmica e acústica: Posição dos quartos em relação ao sol e em relação à rua, entre outros.


- Documentação

Matrícula do imóvel. Deve ser requerida no cartório de registro de imóveis. Como não existe a construção, a matrícula é do terreno. Este documento é necessário para dar entrada no projeto da construção junto a prefeitura, por exemplo;

O projeto devidamente acordado com o arquiteto é submetido à prefeitura para aprovação e expedição do alvará de construção. Cada prefeitura tem seus prazos e procedimentos. Nas cidades onde há plano diretor, o projeto normalmente é analisado levando em conta o que determina o plano diretor;

Expedido o alvará, você executa a construção da obra conforme determinado no projeto. Este documento é na verdade uma autorização da prefeitura para você fazer a obra. Ele indica que o seu projeto está aprovado e de acordo com as leis municipais para este fim;

Após concluído a obra é necessário obter mais documentação. Desta vez é o  Habite-se que uma autorização da prefeitura para ocupação da casa recém construída. O Habite-se é expedido após uma vistoria no imóvel para verificar se a construção foi feita de acordo com o projeto aprovado.


- Mão de obra

Por dia. Neste caso você paga por dia o pedreiro e administra toda a construção. É um método recomendado apenas para pequenas obras ou quando você não tem dinheiro para fazer tudo de uma única vez. Foram isso não é a melhor opção.

Por etapa. Neste caso você contrata o pedreiro ou empreiteiro para fazer cada etapa individualmente, inclusive com a possibilidade de contratar pessoas diferentes para etapas diferentes. Por exemplo: um pedreiro para fazer a alvenaria, um carpinteiro para fazer o telhado, um eletricista para fazer a parte elétrica, em encanador para fazer a parte hidráulica e assim por diante.

Este é um método interessante, mas precisa ser bem administrado e requer mais dedicação sua na contratação, acompanhamento e interação entre as equipes de trabalho.

Obra fechada. Existe os empreiteiros que pegam a obra inteira para fazer, excluindo apenas algumas, como pintura e parte elétrica, por exemplo. É uma boa opção pois você já fica sabendo quanto irá gastar de mão de obra antes mesmo de começar a construção e com isso tem também uma única equipe trabalhando.


- Materiais de construção básicos

Areia (fina e grossa ou lavada e vermelha)

Pedra brita

Saibro

Cimento

Ferro

Madeira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"