level

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Como Preparar a Argamassa Colante

Como Preparar a Argamassa Colante
Argamassa Colante como Preparar
O Pó da argamassa colante deverá ser misturado com água numa caixa de madeira ou de plástico apropriado, bem limpa, livre de resíduos químicos ou traços de argamassas antigas que possam comprometer a nossa nova mistura. As dimensões desta caixa são as seguintes: 18 centímetros de profundidade, 55 centímetros de largura e 70 centímetros de comprimento. Ela deverá ser apoiada sobre quatro pés, que a deixarão numa posição tal que o seu fundo estará a uma altura de 70 centímetros. A razão de ser destas medidas é que elas proporcionam maior conforto e produtividade ao azulejista, ou ladrilheiro. E além destas dimensões levarem em conta a quantidade e o tempo do material trabalhável e o conteúdo das embalagens comerciais de cimento colante, elas também são próprias de uma caixa que pode ser facilmente transportada e acomodada dentro de ambientes sanitários cujas portas são comumente de 60 centímetros de largura.

Existem equipamentos chamados argamassadeiras, que trazem um misturador elétrico (parecido com uma batedeira de bolo) e a caixa metálica onde ficará a massa, numa altura adequada. A argamassadeira possui rodinhas que permitem transportá-la de um local para outro. Embora este equipamento seja mais caro do que a caixa feita na obra, é vantajoso para obras maiores (um prédio de vários andares, por exemplo).

A medida da mistura deve obedecer às instruções contidas na embalagem do cimento colante. Em geral estas instruções recomendam juntar, em volume, quatro partes de argamassa para uma parte de água. Isto significa, por exemplo, colocarmos a quantidade de pó numa caixa pequena, marcando nela o nível atingido pelo pó. a quantidade de água a ser utilizada, então deverá ser de um quarto desta medida de pó.

A massa deve ser misturada até que ela se torne homogênea, consistente, com uma boa trabalhidade, sem grumos.

Para obtermos a trabalhidade ideal nós aplicamos na base um pouco da massa, usando a desempenadeira dentada. Os cordões que se formam, ou seja, os riscos em relevo resultante na massa, devem estar bem firmes, brilhantes, aderidos e não podem fluir, ou escorrer, e nem se abaterem, ou seja, demoronarem ou achatarem-se.

Agora a massa colante deve descansar dentro da caixa, antes de começarmos a assentar os componentes cerâmicos com ela. Apesar das embalagens indicarem cerca de 10 a 15 minutos para esse tempo de espera, os laboratórios de pesquisa acham melhor que nós esperemos por meia hora.


Um comentário:

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"